In this paper we present a context-aware immersive teleoperation interface to assist operators during navigation tasks. This new interface strategy aims to address the problems associated with mental overload, often experienced by operators of teleoperated devices. Our approach simplifies the high complexity of information displayed in control rooms. Our approach includes a context-based human-robot interaction framework that detects relevant information and automatically adapts the displayed interface in virtual windshield. Results showed that the proposed approach enhances user immersion while maximizes task performances and minimizes the operator physical and cognitive workload.
Poster Session (13 Nov - 10:40 - Biblioteca Sala 2)
A critical view on two decades of 3D graphics “standards” for the Web. Starting with the first W3C standard (VRML) and its evolution (X3D), the reasons for decay and why according to several evidences WebGL, by the Khronos group, seems to be the unavoidable road ahead. Among them, a new phase of “WebGL era” is coming, with full grown 3D applications being WebGL ready.
Vídeos e filmes estão cada vez mais a ser criados, partilhados e acedidos a partir de diferentes plataformas e dispositivos que permitem a geo-referenciação como forma de enriquecer a sua contextualização, requerendo novas possibilidades de procura, navegação e acesso. O desafio é tornar esta procura eficiente, dada a enorme quantidade de items disponíveis e a sua inerente complexidade. A visualização interactiva, em complemento à sua catalogação, pode ajudar a responder a este desafio, tornando a informação mais acessível e útil. Acreditamos também que a eficiência da visualização aumenta se, ao mesmo tempo que proporciona novas maneiras de procurar e filtrar através das propriedades dos vídeos, o processo for lúdico e esteticamente interessante. Em trabalho anterior focámos a dimensão temporal em vídeos e filmes. Tornámos possível explorar e aceder aos filmes e vídeos por critérios de tempo, género e classificação pelos utilizadores, e aceder aos conteúdos relacionando imagem, movimento, áudio, palavras proferidas e representadas em legendas e emoções. No presente trabalho ampliamos o nosso objectivo e consideramos a dimensão espacial através de trajectórias tais como as que encontramos nas visitas guiadas em cidades. Apresentamos o design das principais visualizações interactivas que consideramos chave para navegar em vídeos geo-referenciados, e que permitem: 1) uma visão geral dos vídeos filmados numa dada localização geográfica num dado momento no tempo; 2) aproximar a visão geral para ver os vídeos individualizado, por critérios tais como a distância percorrida, a velocidade, a idade e o conteúdo da filmagem; e 3) acesso ao conteúdo do vídeo da trajectoria escolhida por critérios de cor, áudio, palavras proferidas, emoções e outras trajectórias vizinhas filmadas na mesma zona.